CAFÉ CAMPEIRO

 

CAFÉ TROPEIRO OU CAFÉ CAMPEIRO  – O CAFÉ SEM COADOR

Já ouviu falar ? Em que consiste ? como fazer ?




O método é muito tradicional em algumas regiões do país, famoso por não usar coador. Só pó, água e brasa!
Os tropeiros ganharam fama no Brasil por transportarem mercadorias entre regiões do País, inclusive o grão negro. Depois das ferrovias e rodovias, a tradição foi extinta. Mas, o hábito de tomar o café do jeito tropeiro, não! O método, utilizado desde aquela época, prepara a bebida na fogueira, sem o uso de coador. O pó é simplesmente misturado à água e fervido, utilizando a própria brasa para separar resíduos do líquido.

O segredo do café tropeiro está justamente aí, na brasa. Ela faz com que o pó que está no topo passe pelo processo de decantação, ou seja, a separação entre líquido e sólido. Depois de alguns minutos dentro da bebida, ela faz com que os resíduos desçam para a parte de baixo do recipiente. Esse processo levaria muito mais tempo sem esta ajuda extra. Assim, dá para servir a bebida sem que a borra vá para a xícara.





Diferente de todos os outros métodos para a preparação de uma boa xícara, o modo tropeiro utiliza a água já em estado de fervura. Basta adicionar o pó ao líquido em ebulição e mexer, impedindo a formação de bolotas de borra. Depois, é só achar uma ou mais brasas e acrescentá-la dentro da panela.

Omesmo não deve ser comparado com o café  feito em métodos convencionais. Mas é um modo válido de tomar café em viagens mais rústicas ou trilhas e acampamentos, além de representar uma cultura já esquecida .





Comentários

Postagens mais visitadas